

Terapia Centrada na pessoa



Terapia Centrada na pessoa
''Ser empático
é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo
refletido nos olhos dele''
[Carl Rogers]
PSICÓLOGA CLÍNICA
Especialista em terapia infantil
Ψ Kelly Brito Ψ CRP: 06/128082
Principais dúvidas sobre Psicoterapia
Apresentamos, a seguir, respostas às dúvidas mais frequentes sobre Psicoterapia.




QUAL A DURAÇÃO E O VALOR DAS SESSÕES?
As sessões têm duração de até 50 minutos na psicoterapia individual e infantil, e de 1h15 minutos na psicoterapia de casal. A conversa inicial, tem como objetivo conhecer de forma preliminar, as razões pelas quais o cliente tem interesse em fazer terapia, e por não ser considerada uma sessão e sim uma entrevista prévia e breve, não será cobrada. É neste primeiro contato que o psicólogo combina com o cliente valores e formas de pagamento, com a melhor opção para ambos, considerando o contexto no qual o paciente se encontra (quadro emocional e situação financeira), porém não atende gratuitamente. Os honorários do psicoterapeuta têm como referência uma tabela espeífica emitida pelo Conselho Federal de Psicologia (CRP).
Saiba mais informações sobre Serviços em Psicologia
QUAL A DURACÃO DA TERAPIA?
O a duracão do tratamento psicoterapeutico, o número de sessões e a frequência dependerão da evolução do quadro apresentado pelo cliente na conversa inicial. O psciterapeuta Humanista-existencial, compreende o ser que se mostra em seus modos de compreender o mundo e a si mesmo, ajuda-o a encontrar caminhos e sentidos para sua existência com base em suas experiências e em seus afetos. Espera-se mudanças significativas por parte do cliente nos aspectos comportamentais, afetivos, racionais e emocionais, visando seu crescimento como um todo. Através de confrontos e questionamentos que levem o indivíduo a refletir sobre o seu “eu ideal” e sua autoimagem, buscando a congruência, pois é o indivíduo que possui o controle do processo terapêutico.
QUANTOS TIPOS DE TERAPIAS EXISTEM?
As psicoterapias mais comuns são do tipo individual, de casal ou familiar. Há profissionais especializados em atendimentos de crianças e adolescentes e idosos. Além disso, o psicólogo pode utilizar diferentes abordagens para o direcionamento do atendimento, sendo as mais conhecidas a psicanálise, cognitiva e/ou comportamental, Gestalt-terapia, terapia humanista, e a terapia breve.
COMO SABER QUE PRECISO DE TERAPIA?
É o momento em que o indivíduo não suporta mais tamanho sofrimento, não consegue lidar com suas dificuldades, e quando percebe que não tem os amigos que poderia ter, o emprego, a família, a possibilidade de desfrutar o que tem de positivo em sua vida, mas está sendo desperdiçado por falta de condições psicológicas, se sente frágil, perdido, sem esperanças, sem saber para onde ir… VOÇÊ, enquanto ser humano, é cheio de histórias, sentimentos, crenças, valores, idéias e percepções. Num determinado momento, voçê percebe que está a ponto de não conseguir lidar mais com seus conflitos e suas dificuldades, atribuindo a algo que esteja fora do seu controle.
Você pode procurar um psicoterapeuta quando:
-
Transtornos ou traumas psicológicos como: fobias, depressão, ansiedade, sindrome do pânico, descontrole emoçional;
-
Sentimentos destrutivos como: tristeza, melancolia, falta de sentido, falta de energia e motivação na vida, desãnimo, indisposição, insegurança;
-
Dificuldades para resolver ‘’problemas’’ profissionais, familiares, pessoais e de relacionamento;
-
Desejo de SE conhecer melhor para amadurecer (autoconhecimento);
-
Dificuldades de aprendizagem, hiperatividade, ‘problemas’ comportamentais, dentre outras.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O PSICÓLOGO E O PSIQUIATRA?
O psiquiatra é um médico com foco no tratamento medicamentoso, pois sua formação o leva a tratar de forma orgânica as perturbações psicológicas. O Psicoterapeuta vai ajudar a tratar as questões psicológicas, nos aspectos emocionais, cognitivos e comportamentais, afim de atingir as mudanças desejadas. Todo psicoterapeuta consciente o encaminhará para um psiquiatra caso perceba a necessidade de medicação como tratamento auxiliar para as situações de crise.
O PSICÓLOGO PODE REVELAR O QUE FOI DITO NA TERAPIA?
O exercício profissional de qualquer psicólogo está regido pelo Código de Ética que estabelece confidencialidade e sigilo das informações tratadas em consultório. As excepções são os casos de ameaça à vida, do próprio paciente ou dos demais.
PSICÓLOGO RECEITA REMÉDIO?
O psicólogo clínico realiza atendimentos de quadros complexos, como por exemplo: depressão e transtornos de personalidade. Entretanto, não está autorizado a prescrever medicamentos, função que fica restrita aos profissionais da medicina, nesse caso, ao psiquiatra, que trabalha de forma conjunta com o psicólogo. O psicólogo ao identificar que o paciente necessita de tratamento medicamentoso para que tenha eficácia no processo terapeutico, realizará seu encaminhamento para um médico especialista.
O QUE É ATENDIMENTO SOCIAL?
O valor das sessões é estabelecido pelo próprio paciente, que informa ao psicólogo um valor que não pese em seu orçamento, mas que ao mesmo tempo considere o trabalho do profissional que irá atendê-lo. Existem profissionais que reservam horários na agenda para atendimento social com preço mais acessível. Não deixe de entrar em contato com o profissional. Caso ele não tenha horário disponível para o projeto social, é possível negociar o valor de cada sessão.
