

Terapia Centrada na pessoa



Terapia Centrada na pessoa
''Ser empático
é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo
refletido nos olhos dele''
[Carl Rogers]
PSICÓLOGA CLÍNICA
Especialista em terapia infantil
Ψ Kelly Brito Ψ CRP: 06/128082
Caro/a leitor (a)
Provavelmente em alguma fase da vida, você já passou por uma crise, uma fase difícil, vivenciou conflitos. Geralmente uma crise inicia com uma leve onda e começa a virar Tsunami de uma hora para outra, quando você se percebe já está na crista da onda ou com ela pronta para cobri-lo. Quem está perto de você percebe claramente a mudança e em geral sofre junto. No auge da irritação, angustia ou tristeza, alguém lhe incentiva dizendo: “Vai fazer terapia!” Então você responde rapidamente: “Para quê terapia? Não sou louco (a)”! Por que vou pagar para ficar falando com um estranho sobre minha intimidade? Eu tenho meus amigos!
A diferença entre o amigo do peito e o terapeuta é a técnica, fazer terapia não é o mesmo que desabafar com um amigo, apesar de terem o mesmo objetivo: ajudar. É claro, se fazer terapia é "conversar", então não preciso mesmo pagar um terapeuta se meu amigo pode fazer isso de graça! Mas na realidade, a psicoterapia cumpre uma função diferente do simples desabafo. Nossos amigos são a rede de sustentação que alivia as nossas quedas. São as pessoas especiais que escolhemos para participar das nossas vidas, e de cujas vidas escolhemos participar. A eles pedimos e damos conselhos quando não sabemos o que fazer. Pedimos e damos colo e ombro para chorar. Essas experiências são valiosíssimas por que fazem com que nossa dor seja validada e aliviada. Quando alguém me escuta e me entende, eu me sinto humano, e não um extraterrestre.
O objetivo da psicoterapia é fazer com que nos responsabilizemos por nossa vida, nos permitindo tomar decisões, tendo consciência de nossa liberdade de escolha, nossas atitudes e comportamentos. Ombro e colo são necessários para os momentos de dor, mas a verdadeira mudança vem de abraçar a nossa própria causa e encontrar novas formas mais adequadas de enfrentar os desafios que a vida nos impõe. Para essa jornada de autoconhecimento e reforma íntima, precisamos de uma ajuda profissional, de alguém que conheça métodos e técnicas que nos ajudem a encontrar o caminho para este objetivo. Alguém que nos ajude a responder perguntas como as acima, e criarmos uma nova versão de nós mesmos.
O psicólogo aceita incondicionalmente aquele ser que esta diante de ti, sem julgamentos, crítica, conclusões evasivas... a terapia ao longo da vida (ou em momentos pontuais) traz maior clareza sobre os processos. A crise acontece, mas é possível ampliar a visão e passar mais facilmente por aquele momento difcícil, evitando a repetição neurótica de coisas que lhe fazem sofrer....
