

Terapia Centrada na pessoa



Terapia Centrada na pessoa
''Ser empático
é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo
refletido nos olhos dele''
[Carl Rogers]
PSICÓLOGA CLÍNICA
Especialista em terapia infantil
Ψ Kelly Brito Ψ CRP: 06/128082
PSICOLOGIA CLÍNICA
Psicologia Clínica é uma area de atuação da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos psíquicos mentais, e aspectos psíquicos de doenças não mentais, que são definidas por comportamento ou sintomas psicológicos. Tem como objetivo promover a saúde mental do cliente, quando este funciona bem em seu ambiente. A clínica em psicologia é um espaço criado para atender o outro em sua singularidade, ouvi-lo, orientá-lo, apontar caminhos a fim de proporcionar alívio emocional, autoconhecimento, ajustamento criativo, etc. O psicólogo é esse profissional mediador que propicia o encontro do sujeito consigo mesmo a partir da fala e da escuta.
O terapeuta deve atuar como um jardineiro que cultiva uma planta. O jardineiro não produz a planta como se produz um automóvel, não cria a terra nem a semente, nem planeja os passos que devem ser seguidos pela planta para atingir a maturidade, florir e frutificar. Ele somente cria melhores condições de solo, abriga a muda, quando muito pequena, contra condições climáticas adversas, protege-a na medida do possível contra insetos, livra-lhe a área de crescimento, para que ela não morra por falta de espaço ou luz. Mas não é ele que a faz crescer. O crescimento da planta é dela própria. Cabe a cada homem ser o guardião do próprio destino, cabe ao terapeuta, constantemente, alertá-lo para esta tarefa. (CYTRYNOWICZ apuf REHFELD, 2000).
O trabalho do psicólogo tem como meta principal, promover a saúde mental, garantir as condições de trabalho necessárias ao bem estar individual e social, valorizando a ética e os direitos humanos do cidadão. Seu papel é esclarecer aquilo que caracteriza o ser psicológico. Nesse ponto, é necessário ter um bom embasamento teórico-clínico e uma vertente teórica-abordagem que confira sentido ao que é observado, bem como um conjunto de métodos estratégicos para bem conduzir o processo terapêutico e poder ajudar o cliente, como por exemplo, técnicas intervencionistas, diagnósticos, aconselhamento, orientações, reabilitação, avaliações (questionparios, testes), entre outros.

"Quando sou ouvido torno-me capaz de resignificar o meu mundo,
dar sentido a minha existência
e continuar''.
(Carl Rogers)
O QUE É PSICOTERAPIA?
O termo ‘terapia’ é muito usado para descrever atividades que trazem algum alívio à mente considerando um momento de bem-estar e satisfação. Tarefas essas que costumam envolver tempo, paciência, zelo e prazer pelo processo e por sua consequência. Terapia é uma palavra de origem grega que significa ‘ato de curar’. Por si só já é uma bela palavra. Quando combinada com psico, cujo significado é ‘mente’, temos psicoterapia ou, em tradução etimológica, o ‘ato de curar a mente’. A psicoterapia é um atentimento clínico psicológico realizado por um psicólogo com graduação em psicologia, cuja finalidade é ajudar o cliente que esta num estado de sofrimento psíquico (dificuldades, conflitos). Psicoterapia é uma técnica que nos auxilia na compreensão dos nossos pensamentos e sentimentos que interfere na forma como vemos o mundo, e tem a finalidade de auxiliar na superação de dificuldades emocionais, comportamentais e cognitivas nos trazendo para o nosso equilíbrio interior.
As problemáticas mais comuns que aparecem no consultório são:
-
Dificuldades emocionais: crise no casamento, dificuldades em tomar decisões, traumas emocionais, dificuldades em lidar com pessoas, choro fácil, sensibilidades e irritabilidades, dificuldades para conseguir um relacionamento amoroso, dificuldade em decidir qual carreira seguir, angustias, tristeza, desespero, estresse mental e físico;
-
Dificuldades comportamentais: medo de falar em publico, explosões de raiva, timidez, fobias, compulsão por comida, bebida ou drogas;
-
Dificuldades cognitivas: pensamentos depressivos ou de morte, sensação de estar sendo perseguido, ansiedade, etc.

Por ser uma área de saúde mental, a psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente ao psiquismo. Para isso, propõem intervenções psicológicas, cujos objetivos centrais são: restabelecer o funcionamento psíquico do cliente, ajuá-lo na compreensão das causas do que lhe acomete, desenvolver meios de agir no mundo, redefinindo seus traços de personalidade.
O atendimento psicológico é um processo dialético efetuado entre psicólogo e cliente (paciente), o psicólogo tem a função de orientar, direcionar, auxiliar, ajudar a solucionar problemas pontuais, bem como, observar questões de cunho mais existencial (terapias humanistas). Por ser uma da área da saúde mental, a psicoterapia é a principal linha de tratamento para qualquer assunto referente ao psiquismo. Para isso, propõem intervenções psicológicas, cujos objetivos centrais são:
-
restabelecer o funcionamento psíquico ótimo do paciente;
-
desenvolver meios de agir no mundo, redefinindo seus traços de personalidade;
-
solucionar problemas pontuais, que o afligem, bem como, observar questões de cunho mais existencial;
-
permitir que o paciente compreenda as causas do que lhe acomete, para que possa encontrar recursos psíquicos para lidar com suas dificuldades, problemas.